Correção On-Line - 2 Fase FUVEST 2013 - 3 Dia - História - 08/01/2013
Questão: 5



Resolução:

a) Dos fenícios pode-se citar três elementos "imitados": a organização em cidades-Estado autônomas, o desenvolvimento do comércio marítimo e o uso de alfabeto fonético (original sem vogais, que foram adicionadas mais tarde pelos gregos).

Dos cretenses temos dois possíveis elementos "imitados": o cultivo de oliveiras e vinhas e o desenvolvimento do comércio marítimo (talassocracia).

 

b) O "homem grego" foi formado pela miscigenação de vários povos: cretenses, aqueus, eólios, jônios e dórios. Daí provém grande parte da "diversidade social e cultural" grega apresentada por M. Finley no extrato do enunciado.

Como exemplos dessa diversidade, pode-se citar um modo específico  de organização do som e de características arquitetônicas específicas como capitel com volutas espiraladas e frise ornamentado. E, principalmente, o desenvolvimento da ciência e da racionalidade dos jônios. Os "primeiros filósofos" (chamados pré-socráticos) foram jônicos, como Tales de Mileto, Anaximandro e Anaximenes.

Outro exemplo dessa diversidade seria uma organização sonora específica dos dórios (modo dórico) e  arquitetura com colunas acaneladas sem base, capitel sem ornatos e ábaco quadrado. Da mesma forma, pode-se atribuir aos dórios, o uso do ferro e o gosto pela guerra.